O Instituto Nossa Ilhéus enviou no dia 21 de fevereiro um ofício, subscrito por mais oito organizações, destinado ao presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA), com indicações e recomendações a serem implementadas pelo órgão e pela Secretaria Especial de Meio Ambiente. O objetivo é fortalecer o poder público e buscar a concretização de medidas estruturantes relacionadas aos processos decisórios quando o assunto é o meio ambiente no município, base de diversos problemas enfrentados pela população.

Para o Conselho, as indicações se referem desde à necessidade de um planejamento de suas ações, até a solicitação ao Executivo Municipal de uma estrutura mínima física e pessoal para atender o seu pleno funcionamento, além do cumprimento de pontos que já foram deliberados em plenária.

Para a Secretaria Municipal, indica a apresentação de relatórios mensais referentes às condicionantes de licenças concedidas e uma área on-line onde o CONDEMA possa apresentar suas deliberações, conferindo mais transparência às decisões. Também faz referência às licenças que exijam supressão vegetal, e ao cuidado com a capacidade de abastecimento de água dos nossos rios, quando se tratar de licenças ambientais para novos empreendimentos. Acesse o documento na íntegra em www.nossailheus.org.br

Tanto o Instituto Nossa Ilhéus quanto as organizações que subscrevem o ofício compõem o CONDEMA. São elas: Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB); Instituto Floresta Viva (IFV);  Instituto Marola;  Grupo de Amigos da Praia (GAP);   Fundação Pau Brasil Instituto Nossa Ilhéus (FUNPAB), Associação Indígena Tupinambá do Acuípe de Cima (AITAC), Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Ilhéus (OAB)  e Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (FAMI).

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, atuando com advocacy, para fortalecer o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável, por meio de três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Também busca produzir conteúdo fortalecendo a narrativa sobre a vocação do sul da Bahia e a perspectiva de desenvolvimento sustentável. O INI trabalha em rede e está aberto ao engajamento da população em suas atividades. Saiba mais no site www.nossailheus.org.br.

Acompanhe as nossas redes: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e Instagram @nossailheus, e colabore em https://www.nossailheus.org.br/doe/ para que o nosso trabalho em prol do monitoramento social e da democracia participativa continue.