O presidente dos Emirados Árabes e emir de Abu Dhabi, o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, conversou por telefone com o presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (27), segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

A busca pelo apoio do presidente brasileiro em entrar para o Brics contará também com uma viagem do xeique para o Brasil em 2024. Mohammed bin Zayed Al Nahyan garantiu ainda que o presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), seu aliado Sultan Ahmed Al Jabe, estará na Cúpula dos Países Amazônicos, que será realizada em agosto, em Belém do Pará.

Os Emirados Árabes Unidos já fazem parte do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics, que é presidido por Dilma Rousseff.

No entanto, segundo autoridades brasileiras, há uma fila grande de países que querem se integrar ao bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Argentina, Bangladesh e Indonésia são alguns dos vinte países que também querem fazer parte do bloco.