O jovem campeão de jiu-jitsu, Rameses Cáridas, ilheense de apenas 13 anos, conquistou nove títulos na sua categoria em 2018, sem contar os títulos disputados no judô, esporte que ele também pratica. O desempenho obtido pelo atleta, aliado ao compromisso demonstrado nos estudos, fizeram com que a Faculdade de Ilhéus confirmasse o patrocínio a Rameses para a temporada de 2019.

O diretor geral da instituição, Almir Milanesi, informa que a Faculdade apoia o jovem atleta desde 2016. “A manutenção de nosso apoio reflete uma avaliação sobre o esforço de Rameses no esporte e na escola. A decisão é tomada com a participação de todos os diretores e até agora temos satisfação com a colaboração que podemos prestar”, afirma Milanesi.

Aluno do Colégio Estadual Estado do Ceará (vai cursar o oitavo ano do ensino fundamental em 2019), Rameses Cáridas treina com o Sensei Robson Cruz, da equipe de La Riva em Ilhéus, na Academia Space Jiu-Jitsu, onde participa das atividades ao lado de mais 20 crianças. Desde que começou a se dedicar ao esporte, o jovem atleta tem colecionado uma série de títulos a cada temporada anual.

Em 2018, ele conquistou o Tricampeonato Mundial (2016/2017/2018), no mês de junho, em Feira de Santana, e o Bicampeonato Brasileiro (2017/2018), em maio, também em Feira de Santana. No mês de agosto, veio o Bicampeonato Brasileiro/Nordeste, disputado em Petrolina, Pernambuco, repetindo o título conquistado em Campina Grande, na Paraíba, em 2017.

Rameses Cáridas, em 2018, foi Bicampeão Pan-Americano no torneio realizado em Campina Grande, na Paraíba, no mês de outubro, sendo que em setembro de 2017, conquistou o primeiro título continental em Fortaleza.  Foi Bicampeão do ranking baiano de 2018 após lutas ocorridas em Juazeiro, Jequié, Feira de Santana, e em Ibotirama, onde confirmou o título. Ele venceu também o Open Sergipe de Jiu-Jitsu 2018, realizado na cidade de Capela, e já havia sido campeão do Bahia Open, em Lauro de Freitas, no mês de fevereiro.