Ampliar as ações e aprimorar as atividades de vigilância em saúde com ênfase na saúde do trabalhador. Objetivos que levaram o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) a participar do Curso de Inspeção de Ambientes e Processos de Trabalho, organizado pelo Núcleo Regional de Saúde Sul e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O evento ocorreu na última semana (18 e 19 de setembro) e contou com a preceptoria dos técnicos de referência da Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DIVAST), além dos representantes das Bases Regionais de Saúde dos municípios de Jequié, Itabuna e Gandu.

Foram abordadas no encontro diferentes temáticas, dentre as quais, os principais riscos existentes nos mais diversos ambientes de trabalho, como identificá-los e de que forma as equipes de vigilância deverão atuar, preventivamente e estrategicamente, no resguardo do trabalhador.

Para além da identificação dos riscos e possíveis rotas de exposição, a estratégia serviu para ampliar o olhar do fiscal sanitário, a fim de reconhecer a multicausalidade de situações inseguras, que produzem um ambiente favorável a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

“Muitas vezes notamos que apenas o trabalhador é culpado pelo ato inseguro, aliás, hipótese que frequentemente é invalidada, após apurada investigação”, argumentou a coordenadora do NUSAT, Fernanda Jovita.

Ademais, parcerias com outros órgãos como Ministério Público do Trabalho, Conselhos Tutelares, Delegacias Regionais do Trabalho, sindicatos, instituições que possuem papel fundamental na construção de uma rede institucional de apoio e defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores.