A Seleção Brasileira Feminina conta com um elemento importante na busca pelo primeiro título de Copa do Mundo: a mistura de gerações. Diante das veteranas Marta, Rafaelle, Tamires e Bárbara, o elenco também dá espaço para estreantes em Mundiais, como Kerolin, Ary, Ana Vitória e Bruninha.

“Eu gosto quando os grupos são como esses, porque algumas delas são muito experientes e outras são muito jovens, então, quando você pode compartilhar isso é o melhor e esse grupo é assim. Isso é muito especial”, avaliou Lilie Persson, auxiliar da técnica Pia Sundhage.

Formiga foi a jogadora mais velha a disputar uma Copa do Mundo Feminina. A meio-campista tinha 41 anos quando jogou as oitavas de final da Copa da França, em 2019, contra as anfitriãs. Neste Mundial, a jogadora mais experiente da Seleção é Marta, com 37.

Já o posto de caçula da Canarinho é ocupado por Aline. A craque da Ferroviária, que está como suplente da equipe, comemorou seu aniversário de 18 anos no dia 7 de julho.

Atual campeã da Copa América

Com experientes e novatas, o Brasil chega para o Mundial como a atual campeã da Copa América. A campanha da seleção ficou marcada pela invencibilidade no torneio, com seis vitórias em seis jogos. Além disso, a equipe balançou as redes 20 vezes e não levou nenhum gol.

O Brasil está no Grupo F e estreia na Copa do Mundo no dia 24 de julho diante do Panamá, em Adelaide (AUS). Na sequência, enfrenta a França, no dia 29, em Brisbane (AUS). Em 2 de agosto, a Seleção fecha a participação na primeira fase contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).

Nesse grupo, a maior adversária é a França, a mesma que eliminou as brasileiras em 2019. Já as estreantes panamenhas foram as últimas confirmadas no torneio após vencerem o Paraguai na repescagem. A Jamaica faz sua segunda participação em Mundial, vinda de uma eliminação na fase de grupos há quatro anos.

O Brasil participou de todas as Copas do Mundo desde o primeiro torneio realizado, em 1991. O melhor resultado alcançado até agora foi o vice-campeonato em 2007, quando a Canarinho foi superada pela Alemanha.

Vitória sobre a China em jogo-treino

Pelo cronograma de preparação para esta edição, a Seleção venceu a China por 3 x 0 em jogo-treino realizado na manhã desta quinta-feira (13). Os gols foram marcados por Luana, Kathellen e Rafaelle no campo do Royal Pines, na Gold Coast.

Com portões fechados, a partida foi disputada em três tempos de 30 minutos. A técnica Pia Sundhage aproveitou a atividade para testar o time, alternando opções em campo, para a próxima semana.