Uma das mais tradicionais mostras da cultura do Recôncavo Baiano, a Feira dos Caxixis, acontece desta quinta-feira (13) a domingo (16), no município de Nazaré, a 239 quilômetros de Salvador, atraindo turistas de várias regiões do estado, do Brasil e do exterior durante o feriadão da Semana Santa.

O fluxo de visitantes diário, em média, é de cinco mil pessoas, com pico na Sexta-feira Santa (14), quando chega de 8 a 10 mil pessoas, segundo a Prefeitura Municipal de Nazaré.

Com mais de três séculos de existência, sendo uma das mais antigas do País, a feira movimenta o comércio da região e impulsiona a cadeia produtiva do turismo durante o período, como meios de hospedagem, bares e restaurantes. A venda de produtos nesta época compara-se a datas como Natal e Dia das Mães.

Quem for ao município no feriadão, vai encontrar, além dos caxixis, o colorido das peças de artesanato em couro, madeira, sementes, além de moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões, objetos decorativos e utilitários. A programação cultural consta de apresentação de dança e shows musicais, com artistas locais e nacionais, como Daniel Vieira, Léo Santana e É oTchan.