Na tarde dessa quinta-feira (16), os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se reuniram em assembleia geral extraordinária para discutir o reajuste de 33,4% concedido aos membros da diretoria da empresa pública.

Membros da diretoria da Fitert, que estão em Brasília em ocasião da reunião da diretoria executiva da Federação, participaram da assembleia, fortalecendo o movimento dos trabalhadores da EBC e somando forças contra inaceitáveis medidas, como esse reajuste.

A necessidade de reunião para discutir tal ação da empresa veio pelo fato de que durante a data-base dos trabalhadores foi necessário recorrer à intermediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho) para que a EBC negociasse e, ainda assim, o reajuste salarial foi abaixo da inflação sob alegação da “falta de verba” no momento de crise econômica em que o país se encontra.

Dessa forma, os funcionários da EBC entenderam que o sindicato deve se posicionar absolutamente contra o reajuste à diretoria da empresa, por isso será lançada moção de repúdio à esta ação deliberada. Marcos Clemente, diretor do Sindicato do DF, afirmou ainda que o sindicato lançará materiais contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e o PLC 30/2015, que trata sobre a terceirização, já que essas questões também afetarão fortemente todos os trabalhadores.