Em entrevista ao ‘O Dia’, Ciro Gomes não poupou nas palavras para criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu provável principal adversário nas eleições à presidência em 2018. Ao falar sobre a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, Ciro respondeu: “Esse é o maior erro da história da República, desde que eu milito na luta política há 30 anos. O Lula não é réu de coisa nenhuma e o fato de ele ser ministro não impede, não inibe a franquia que a Justiça tem de investigar. Isto dito, repito: esta é a pior ideia que eu já vi na minha existência na vida pública”.

O ex-ministro também falou sobre o STF. “Ainda que não seja, parecerá um constrangimento absolutamente gravoso ao Supremo Tribunal Federal. Ainda que não seja, parecerá que o Lula estava querendo fugir de um juiz ‘severo’ (entre aspas, frisa Ciro) presumindo impunidade se abrigar na jurisdição do Supremo. Tudo isso foi agravado pelas gravações telefônicas divulgadas. E o Supremo tem se comportado muito bem, salvo um ou outro ministro. Não vamos esquecer que o Tribunal prendeu a cúpula do PT inteira”, afirmou.

Ao ser questionado sobre a atuação de Lula no governo, Ciro Gomes disparou: “Ele vem para fazer o que no governo? Dizer que a presidente não tem autoridade? Ele vinha fazendo isso há muito tempo. Eu já tinha censurado isso publicamente muitas vezes. Agora, ele vem para o governo como interventor? O que restou da autoridade da presidente da República? A nomeação do Lula agravou o problema da crise dramaticamente. Nós estamos na iminência de uma cleptocracia (estado governado por ladrões) se instalar no Brasil”.