Presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann comemorou o decreto, oficializado na última quinta-feira (6) pelo presidente Lula (PT), que retirou sete estatais do Programa Nacional de Desestatização (PND). A medida do presidente revogou 13 decretos editados por Jair Bolsonaro entre 2019 e 2022.

“Ótimo! Governo Lula retira Correios, EBC e outras estatais do programa de privatizações. Não adianta sair vendendo o patrimônio do povo pra depois acontecer como lá fora onde empresas estão sendo reestatizadas porque os serviços eram caros e ruins”, escreveu a petista no Twitter, na tarde desta sexta-feira (7).

Foram excluídos do programa de privatização a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) e o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).

O decreto também revoga a qualificação de empresas e ativos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Lula também revogou as qualificações no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A), armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) foram retiradas do programa.