O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, realizará amanhã, quinta-feira, dia 19, uma capacitação sobre doação de sangue aos servidores. A ação visa orientar os profissionais sobre o processo de captação para que o hospital também execute o procedimento.

A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora do Hospital de Base, Fernanda Cândida Ludgero, afirma que a unidade tem se comprometido com a causa, pois entende a necessidade do hospital que atende a diversos municípios da região.

“Além da capacitação, voltaremos com o incentivo aos doadores, principalmente para os pacientes de cirurgias eletivas. Cada família apresentará pelo menos três potenciais doadores para a realização da cirurgia do seu ente, o que permitirá manter um equilíbrio dos estoques do Banco de Sangue e atender a demanda do Hospital de Base,” destacou.

O Banco de Sangue atende a mais de 120 municípios. Desde o início da pandemia vem enfrentando níveis críticos nos estoques de sangue, o que se agravou nos últimos meses. Para intensificar a captação de sangue e hemoderivados, a capacitação viabilizará o processo de doação também para que seja feito no Hospital de Base que é a unidade que mais necessita de transfusões pelo intenso fluxo de pacientes na urgência e emergência.

Nesse sentido, como afirma o coordenador do Banco de Sangue da SCMI, Rosildo Ribeiro, haverá instrução dos coordenadores e de toda equipe para elevar as doações para o hospital e para o município. Além disso, também será lançada campanha interna para que os servidores doem sangue, a exemplo da campanha realizada  no mês de junho passado pela Secretaria Municipal de Saúde.