O deputado Hilton Coelho (PSOL) criticou com veemência o governador Rui Costa (PT) pelo que qualifica como “omissão e conivência com um ataque ao meio ambiente e à agricultura familiar na cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, pelo empreendimento do agronegócio da Shuichi Hayashi. Conforme divulgado de forma ampla, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que o governo da Bahia concedeu licença irregular de desmatamento para um empreendimento de agronegócio em Piatã. O consentimento foi feito por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Essa vergonha, este atentado, precisa ser apurado com rigor e estabelecidas as responsabilidades”, afirma.

O parlamentar lembra que as denúncias feitas por moradores e agricultores familiares da Chapada, que chegaram a fazer manifestações contra o desmatamento. “Não é de hoje que se atenta contra o meio ambiente e os interesses populares. O conflito entre a comunidade e a referida empresa vem desde o ano de 2013, quando foi feita uma denúncia ao Inema. De acordo com o grupo, a mesma empresa já possui cultivo em outro terreno, nas cidades vizinhas de Mucugê e Cascavel. O agronegócio produz para exportação, e os prejuízos ambientais ficam para a população local, que sofre com falta de água de qualidade, poluição do solo e doenças causadas pelo uso de agrotóxico”.

Após a divulgação das portarias de nº 21.671 e 21.672, a empresa Shuichi Hayashi deu início às atividades na área do empreendimento alargando a estrada que segue paralela ao Rio de Contas. Nos dias 26 e 27 de outubro moradores contaram que houve um intenso tráfego de caminhões e tratores que foram utilizados para jogar cascalho na estrada. Devido às chuvas fortes do dia 27 de outubro, todo o cascalho foi levado para o rio, deixando-o completamente enlameado, em uma condição muito diferente da habitual, impossibilitando o uso da água pelos vizinhos.

A região é nascente de três importantes bacias hidrográficas baianas: Rio de Contas, Paraguaçu e Paramirim, rios que cruzam as regiões mais áridas do Estado e cumprem a função vital de sanar a sede e sustentar o plantio de milhares de agricultores familiares ao longo de seus leitos. “Manifestamos nosso total apoio e solidariedade aos piataenses que lutam contra as portarias de nº 21.671 e 21.672 do Inema, publicadas no Diário Oficial do Estado, concedendo à Shuichi Hayashi autorização para desmatamento de mais de 950 hectares de vegetação nativa na Fazenda Piabas. Nosso mandato, no Legislativo da Bahia, tomará todas as medidas possíveis contra este atentado”, conclui Hilton Coelho.