O Blog do Neto Silveira informa que Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia, tem assistido a cenas lamentáveis de maus tratos e abandono de animais domésticos.

De acordo com a publicação, sem a inauguração da clinica veterinária prometida pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o Hospital Geral de Vitória da Conquista-HGVC, está servindo de ponto de apoio e para abandono de cães e gatos.

A denúncia do descaso foi feita para o Blog do Neto Silveira, por uma moradora do bairro, a dona de casa Vânia Maria Rodrigues, de 33 anos, moradora do Bairro Felícia. Por meio das redes sociais, ela informou que diariamente os moradores da cidade usam a marquise de um hotel que fica em frente ao HGVC e também na entrada do hospital para despejar animais.

Ela conta que o local já chegou a abrigar até 40 bichinhos. A superpopulação de animais na porta do hospital tem gerado problemas tantos para os animais, que não têm acompanhamento veterinário e passam doenças entre eles, quanto para os moradores da área, que convivem com animais doentes que oferecem riscos à saúde pública.

A alimentação dos gatos e cães abandonados na porta do hospital é feita por moradores do bairro e pessoas ligadas a grupos ou ONGs de proteção animal. O mesmo acontece com o tratamento médico veterinário, em alguns casos. Ações que dependem das doações ou da sensibilidade das pessoas que passam pelo local ou conhecem a situação pelas redes sociais.

Segundo o Blog, a prefeitura acompanha o problema de perto, mas não dispõe de mecanismos para acabar com o acúmulo de animais nas ruas da cidade e entrada de hospitais porque é um caso crônico.

O centro de Zoonoses foi inaugurado, mas não funciona como abrigo. Além disso, o Blog observa que o foco das ações públicas para a questão deve ser o combate ao abandono dos bichos.