Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital Regional Costa do Cacau, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul realizou o plantio de uma árvore em referência ao Setembro Verde, campanha que busca orientar e sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e toda a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

“É gratificante saber que podemos contar com uma equipe envolvida e empenhada nesse processo, que atua de forma integrada. As famílias que dizem sim à doação demonstram que a  dor da perda pode ser transformada em esperança”, ressalta Silvana Batista, coordenadora da CIHDOTT.

O doador não precisa deixar nada por escrito, porém é necessário manifestar em vida o desejo de doar. A doação é consentida, ou seja, só pode ser realizada mediante autorização documentada da família. Após a autorização, a Central Estadual de Transplante encaminha o órgão para um receptor compatível.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Bahia possui mais de 1.500 pacientes ativos à espera de órgão sólido e tecido. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro.