No mês de maio, o Porto de Ilhéus recebeu a visita do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, para acompanhar mais de perto a implementação do Plano de Controle Ambiental – PCA, realizado com o suporte técnico da Ecossis Soluções Ambientais, desde 2020, por meio das ações de 17 subprogramas.

O encontro começou logo cedo, com uma reunião de abertura em que estiveram presentes a equipe técnica do IBAMA, o diretor de infraestrutura e gestão portuária da CODEBA, o gerente do Porto de Ilhéus, além de outros integrantes da equipe técnica da CODEBA e da sua empresa contratada, Ecossis.

A visita de um órgão fiscalizador é sempre importante, a expectativa é que nós possamos melhorar as condições em decorrência dessa visita”. Comentou o gerente do Porto de Ilhéus, Luiz Roberto Campos da Silva.

De início, foram apresentados à equipe do IBAMA, resultados de ações que já vêm sendo desenvolvidas no Porto de Ilhéus, dentre elas estão: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); Programa de Controle das Emissões Atmosféricas (PCEA) na malha urbana de Ilhéus; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); Programa de Educação Ambiental (PEA); Programa de Apoio às Comunidades de Pesca (PACP).

Essas vistorias técnicas fazem parte do acompanhamento que o IBAMA tem que fazer para a implementação do PCA, Programa de Controle Ambiental. A gente recebe os relatórios, mas também é necessário ter esse contato em campo. A gente ficou um tempo sem conseguir fazer esse acompanhamento por conta da pandemia, e agora estamos retomando essa agenda em todos os portos. É para ser uma rotina, ter esse contato com a equipe CODEBA e estabelecer o contato do IBAMA com as comunidades”, frisou a Coordenadora substituta e analista ambiental do IBAMA, Janaína de Sousa Cunha Motta Vieira.

Após a reunião, a comitiva seguiu para campo onde pôde visitar as áreas operacionais e base de atendimento a emergências do Porto de Ilhéus, além de conhecer parte da equipe que colabora para a movimentação portuária no dia a dia e visitar algumas áreas do entorno, como o bairro São Miguel, praias ao norte e faixa de praia da avenida soares lopes mais próxima ao Porto.

O fechamento da visita se deu na Associação de Pescadores do Malhado, com representantes da comunidade, integrantes da CODEBA, técnicos da Ecossis, e a equipe técnica do IBAMA. Na oportunidade, os moradores foram ouvidos e abriu-se um debate a respeito das ações e medidas que estão sendo implementadas pela Codeba na execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto.

A visita do IBAMA tem um caráter muito importante para CODEBA, porque nos traz todos os benefícios necessários em relação ao meio ambiente e como conduzir o nosso trabalho em cumprimento às normas. Eu vejo um saldo muito positivo com tudo que eu vi nessa vistoria técnica.”, concluiu o Diretor da CODEBA, Augusto Cesar Lobato Posada.