Em um encontro entre a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), a Sutram, a União Brasileira de Mulheres (UBM – Ilhéus) e as empresas de ônibus locais – Viametro e São Miguel –, foi reforçada a obrigatoriedade de os ônibus pararem fora do ponto após às 21 horas, quando solicitado por mulheres, idosos ou pessoas com deficiência (PCDs).

Na última quarta-feira (20), a SPM organizou essa reunião com o intuito de garantir a efetiva execução da Lei Municipal n.º 3.864, de julho de 2017. Ela foi estabelecida para proporcionar segurança aos grupos mencionados.

A demanda para essa reunião originou-se de relatos da UBM – Ilhéus, indicando que passageiras estariam enfrentando dificuldades para desembarcar fora dos pontos em determinadas linhas. Em resposta, a SPM tomou a iniciativa de exigir o cumprimento da Lei, pelas empresas, que precisam orientar seus motoristas.

Carla Serafim, titular da SPM, destacou a importância dessa decisão para a segurança das mulheres ilheenses. “Lutamos pela segurança das mulheres de Ilhéus, e fazer com que essa Lei Municipal seja cumprida é de suma importância. Muitas vezes, esse público precisa se deslocar muito, do ponto até o destino final e com essa possibilidade, todos ficarão mais resguardados”, afirmou a secretária, ressaltando sua confiança na cooperação dos motoristas para atender às solicitações das passageiras.

A partir da reunião, ficou acordado que a Prefeitura intensificará a divulgação da Lei, enquanto as empresas de ônibus orientarão seus motoristas a cumprir rigorosamente a legislação. Sempre que solicitados após às 21 horas, os ônibus deverão parar para o desembarque seguro de mulheres, idosos e PCDs, mesmo fora dos pontos de ônibus regulares. Essa iniciativa reforça o compromisso com a igualdade e a segurança, proporcionando maior acessibilidade a esses grupos.