Foi iniciada nesta semana a primeira fase da obra de contenção e estabilização de encostas no Alto da Tapera, margeando a Avenida Itabuna, em Ilhéus. O serviço, que consiste no fechamento do local e sondagem do solo, é realizado com recursos do Ministério da Integração Nacional e foi autorizado pelo prefeito Jabes Ribeiro na última semana. O Alto Bela Vista, nas proximidades da Avenida Milton Santos (antiga Petrobras), também receberá o trabalho, que representa investimento total de 3,5 milhões de reais.

Os dois morros beneficiados foram atingidos, no fim de 2013, por fortes chuvas, que causaram danos, o que levou o município a solicitar recursos federais para sanar os problemas, que foram liberados só agora. Segundo o prefeito, isso somente foi possível devido às reuniões realizadas em Brasília e ao apoio do deputado federal Roberto Britto, que, inclusive, destinou emendas parlamentares com essa finalidade.

De acordo com o representante da empresa responsável pelo serviço, Gilberto Mendonça, nos próximos dias, logo após o isolamento completo da área e de feita a sondagem do solo, será iniciada a etapa de verificação topográfica.  Esse mesmo trabalho será feito no Alto Bela Vista, já a partir da próxima semana. Nessa primeira fase, cerca de 40 funcionários estarão atuando na obra.