A Prefeitura de Itabuna abriu oficialmente na noite de quinta-feira, dia  9, uma das mais importantes manifestações culturais do município: a 42ª Lavagem do Beco do Fuxico, que desde o ano passado tornou-se patrimônio imaterial, por meio da  Lei Municipal nº 2.606/2022 sancionada pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Coordenado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o evento marca o início dos festejos carnavalescos que na próxima semana terão início em todo o país.

Ao som das tradicionais marchinhas, executadas pela Charanga da Alegria, o prefeito Augusto Castro recepcionou os foliões que se divertiam na Travessa Adolfo Leite, o popular Beco do Fuxico, no centro da cidade.

Em seguida o cortejo passou pela Avenida do Cinquentenário em direção ao Circuito Beira-Rio, onde a Prefeitura  e a FICC organizaram megaestrutura para receber artistas locais e também  de reconhecimento nacional, a exemplo de Thiago Aquino, a atração mais esperada, que teve público recorde em todos 140 mil metros da Alameda da Juventude e Avenida Firmino Alves .

“Posso afirmar que temos hoje a melhor Lavagem do Beco do Fuxico dos últimos 20 anos. Itabuna é uma cidade que respira festa, futebol e cultura. Estamos vivendo esse momento”, comentou o prefeito Augusto Castro. Ele ressaltou ter programado uma festa com economia, mas que terá brilho especial, porque há dois anos a cidade não realizava a festa em decorrência da pandemia.

Segundo Augusto, a Prefeitura investiu o pouco que tinha, mas com o apoio fundamental do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, e da Bahiagás, a tradição foi mantida com o brilho que merece.

“Nesse ano, fizemos diferente. Uma Lavagem do Beco do Fuxico mais inovadora com três dias de festa,  uma grade curta porque já temos a nossa programação o Ita Pedro, que consta do calendário anual de eventos. Por sua importância para a cultura de Itabuna e pela sua história vamos manter este evento, que também movimenta a nossa economia”, concluiu o prefeito.