A V Jornada de Psicologia da Faculdade de Ilhéus será realizada nesta sexta-feira e no sábado, dias 29 e 30 de abril. Este ano, o evento abordará como temática principal a “Promoção de Saúde e Bem-Estar Ocupacional”, a fim de discutir aspectos que envolvem a crise no mercado de trabalho no País e seus reflexos na vida do trabalhador.

A abertura da jornada acontecerá no auditório da Faculdade, localizada na zona sul da cidade, às 19 horas, com a apresentação de duas palestras. A primeira sobre “O trabalho como atividade predominante na vida adulta: importância da saúde e bem-estar”, que será proferida pelo professor doutor Nicodemos Batista, e a segunda enfocará o tema “Adoecimento psíquico ocupacional: contributos da Psicologia na redução de danos e solução do problema”, com o professor doutor Magno Oliveira Macambira.

O evento é aberto aos estudantes do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus e das demais instituições de ensino superior, além de profissionais da área de saúde e administração. As inscrições podem ser feitas até o momento da abertura da Jornada de Psicologia, presencialmente ou através do site www.faculdadedeilheus.com.br.

Minicursos – No sábado, serão realizados os minicursos, a partir das 8h30min, cuja participação dos inscritos deve preceder a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. Os minicursos abordarão os seguintes conteúdos: Coatching (Nicodemos Batista); Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (Simone Chaves); Aplicações da Teoria dos Valores Humanos nos contextos de trabalho, organizações e mercado (Everson Cristiano de Abreu Meireles); e Desemprego e sofrimento psíquico (Wallace Habib).

Após o almoço, das 14 às 16 horas, haverá mesa redonda sobre o tema “Contribuições da Psicologia para os desafios do mercado de trabalho” – Desafio de ingressar no mercado de trabalho (Bruno Soalheiro), Desafio de se manter no mercado de trabalho (Magno Macambira) e Desafios relacionados à demanda e características da região (Eurisa Santana).

O encerramento da Jornada terá exposições sobre a “Formação e Formatura: A Construção de uma Carreira de Sucesso” com Genesson Honorato, e “Formei em Psicologia. E agora!?”, com Bruno Soalheiro. O curso de bacharelado em Psicologia da Faculdade de Ilhéus foi implantado no ano de 2012. A primeira turma de bacharéis colará grau no próximo ano. Até lá, a coordenação do curso promoverá várias atividades de pesquisa e de extensão, inclusive, através do Serviço-Escola de Psicologia (aberto ao público), situado no campus da faculdade, com a participação de alunos da disciplina Estágio Supervisionado.