A drag queen Mademoiselle Brigith Gioconda “Titio” Close vai comemorar seus 5 anos de arte, durante live neste sábado (1º). A persona interpretada pelo ator e diretor Fábio Nascimento faz parte do Coletivo ArtDrag Sul Bahia e do Drags do Maktub e vai celebrar seu aniversário virtualmente com uma série de artistas. A festa será abrilhantada com a energia dos figurinos doados por Isabelita dos Patins, drag queen mais icônica do Brasil. A transmissão será no canal do YouTube do Grupo Teatro/Circo Maktub, às 16h.

            De acordo com Fábio Nascimento, que também atua e estuda palhaçaria, o processo de descoberta da arte drag é muito similar ao do clown, exigindo investigação interna de cada performer e tradução de questões socioculturais. Ele ainda complementa que a performance drag está além de um homem ou mulher vestido com roupas socialmente atribuídas ao sexo oposto. “Estudos acadêmicos tentam dar conta da complexidade dessa arte, presente em nossa sociedade desde a Grécia antiga, quando as mulheres eram proibidas de atuar e os homens assumiam papéis femininos”, explica.

            O encontro entre o artista e Mademoiselle Brigith aconteceu durante o curso de Artes Cênicas, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. “Mesmo atuando há mais de 15 anos no teatro, eu não tinha conhecimento algum sobre Drag Queen. Quando fui ler as teses e passar pelos processos que o curso exigiu, um novo mundo se abriu diante dos meus olhos”, declara Fábio Nascimento.

O início das performances como Mademoiselle Brigit aconteceu em 2016, no Beco dos Artistas, em Salvador, quando Fábio foi convidado por drags queens da cena soteropolitana. A persona estreou no mais tradicional espaço drag do estado, o Bar Âncora do Marujo. Ao retornar para  Ilhéus em 2019, o artista se reuniu com os atores locais que já faziam drag, Maurício Lima (Kiara Drag) e Guto Pacheco (Luancy Ravel), para elaboração de uma cena drag na cidade. Desse encontro, saíram três edições de oficinas e diversas mostras cênicas.

Ao longo de dois anos de atividades, mais de 20 drags nasceram e dois grupos foram formados: o Coletivo ArtDrag Sul Bahia e o Drags do Maktub, que incluem homens e mulheres dos mais diversos gêneros e sexualidades. Antes da pandemia, realizavam atividades presenciais regulares, transportadas para o ambiente virtual, em função do contexto de saúde pública. Ao longo da caminhada, já interagiram com drags de Itabuna, Porto Seguro e Rio de Janeiro, como a famosa Isabelita dos Patins.

Quem é Mademoiselle Brigith na fila do rímel?

Balzaquiana e sapiossexual, cria do Bataclan, homenageia as grandes vedetes brasileiras, divas mundiais do cinema da época dos “anos loucos” até os anos 1970. Poliglota e francesa nascida numa cidadezinha do sul da França chamada Ilhéus. Formada como stripper pela Universidade de Sorbone e nos cabarés franceses, Madeimouselle Brigith avisa que o anacronismo é uma das suas qualidades. No currículo, constam os espetáculos: Sarau Cortex – Direção Thiago Romero, Denegrindo o Mundo – Direção Onisajé, Aquilo que se Vê – Direção de Márcio Glédson e Quem Tem Joga – Jones Mota

 

Serviço

Live: 5 anos da Mademoiselle Brigith

Dia: 01/05/2021

Hora: 16h

No Youtube: https://www.youtube.com/c/GrupoTeatroCircoMaktub/videos