O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta última quarta-feira (14), um decreto para instituir a Comissão Nacional para a Coordenação da Presidência Brasileira do G20. A estrutura foi criada com o propósito de planejar e coordenar as reuniões do bloco que serão conduzidas pelo Brasil, que assumirá a presidência do grupo em 2023. O G20 é composto pelas 19 maiores economias mundiais, juntamente com a União Europeia, formando um bloco econômico.

A previsão inicial é de que o governo brasileiro fique à frente do G20 a partir do dia 1° de dezembro deste ano e permaneça no posto até 30 de novembro de 2024. Durante este período, será realizado um dos encontros principais do grupo: a cúpula de lideranças, que está prevista para acontecer no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro, também do próximo ano.

A Comissão Nacional para a Coordenação da Presidência Brasileira do G20 será composta por 39 órgãos da administração federal e terá duas linhas de atuação, uma delas voltada à parte política, comandada pelo secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Maurício Lyrio. A segunda focará no financeiro e será conduzida por um integrante da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, que ainda não teve nome divulgado.