Com foco no enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, Ilhéus desenvolve diversas ações em alusão à campanha Maio Laranja. Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizado o Seminário para conscientizar sobre a necessidade do cuidado e proteção do público vulnerável. O encontro acontece no Centro de Convenções, das 9h às 17h.

As atividades terão início com a apresentação da Banda da Polícia Militar. Em seguida será realizada uma palestra com Rubenilton Silva, titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. O gestor abordará o tema “Políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes”. Logo após, representantes do Conselho Tutelar, CREAS PAEFI e o Materno-Infantil tratarão sobre a temática “Indicadores Sociais”.

Já no período da tarde, as palestras serão realizadas pela Dra. Elienete, da Ethus Humanos, que dialogará com os participantes sobre a “Legislação e o Programa de Prevenção à Exploração Sexual – Porto Sul”. A delegada Katiana Amorim, coordenadora da 7ª Coorpin, ministrará a palestra “A importância da delegacia especializada de crimes contra crianças e adolescentes”.

Após, será a vez do Dr. Jackson Cupertino, presidente da OAB – Ilhéus, que abordará a mesma temática. O Dr. Gregório, delegado da Polícia Federal, apresentará o tema “Crimes através da Internet”.

maio laranja

Caminhada – Nesta sexta-feira (19), será realizada uma grande caminhada nas principais ruas do centro de Ilhéus. A concentração acontece na Praça Misael Tavares, próximo ao Estádio Mário Pessoa, a partir das 8h.

Na última quarta-feira (17) aconteceu a sessão especial no Centro de Convenções, com abordagem do tema. Parte da Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as entidades que participam da mobilização promoveram adesivaço nos principais bairros do município, através das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sul, Norte, Vilela, Olivença, Banco da Vitória, Salobrinho e Oeste, com o objetivo de sensibilizar a comunidade.

Trabalho integrado – As ações da campanha são realizadas pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Educação, Saúde e Sutram, DEAM, OAB-Ilhéus, Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Civil da Bahia, Defensoria Pública da Bahia, Observatório – PPES, Conselho Tutelar, Ministério Público da Bahia, Vara da Infância e Juventude, Ethos Humanus e Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.