Com snorkel, máscara de mergulho e pé-de-pato, Bruno Souza mergulhou no mar do Rio Vermelho à procura de artefatos curiosos. Do fundo do oceano, pescou espelhos, perfumes, balaios, pentes e brincos. Ele e outros sete mergulhadores retiraram, na manhã de ontem, 150 kg de lixo da Praia de Santana.

Quase todo o lixo era composto de oferendas para Iemanjá, depositadas desde segunda-feira. A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cidade Sustentável (Secis) e a Escola de Mergulho Galeão Sacramento.

Os mergulhos na Praia de Santana fazem parte da Campanha Balaio Verde, idealizada pela Secis. O objetivo é conscientizar a população a ofertar presentes biodegradáveis à Rainha das Águas. A ação foi tão bem-sucedida que já está no calendário da escola para ser feita em 2017.

Agentes da pasta distribuíram panfletos durante a festa e conversaram com as pessoas que iam presentear Iemanjá. A Secis espera que os devotos levem ao mar pentes de madeira, bonecas de pano e perfumem o balaio em vez de depositar o frasco.