O plantio de uma árvore há muito tempo tornou-se símbolo da campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, tendo em vista a possibilidade de transplantar uma muda de seu ambiente natural e, após plantada, garantir a sobrevivência desde quando mantida em condições adequadas de desenvolvimento. Assim aconteceu na tarde de ontem, quando quatro pacientes que foram submetidos a transplantes de órgãos realizaram o plantio simbólico de uma muda de Ipê Amarelo, na avenida Beira Rio, em Itabuna. A ação marcou a abertura oficial do mês de programação da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

Entre os presentes, pacientes beneficiados pela ação de doação de órgãos realizaram o gesto como uma representação da nova condição de vida que receberam após terem sido submetidos ao transplante. Assim foi com Paulo César Barbosa Júnior, transplantado de rim no Hospital Calixto Midlej Filho há 2 anos e nove meses. Janaina Cruz Souza, transplantada de rim há 3 anos e 2 meses. Olímpio Ferreira Filho, transplantado de fígado há quatro anos e Ana Bela Dias Alves, transplantada de fígado há um ano, ambos em Salvador.

 

A data

O dia 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e, em Itabuna, durante todo o mês uma série de atividades estará sendo promovidas para lembrar a data. “O objetivo maior é disseminar informação e produzir conhecimento, desmistificando tabus sobre a doação de órgãos e principalmente, ressaltando a possibilidade de salvar vidas com este gesto de amor ao próximo”, destacou a enfermeira que coordena a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Patrícia Betyar.

No caso de doação em vida, além dos exames médicos de compatibilidade, é necessário que o órgão do doador seja duplo (rim ou pulmão), tenha capacidade de reconstrução, como o fígado, ou mesmo um tecido cujo o transplante não cause invalidação ou morte do doador. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), só neste primeiro semestre, 42 mil pessoas aguardam a doação de órgãos apenas na Bahia.

 

Sobre a programação

Ainda sobre a programação, para segunda-feira (14) está prevista uma homenagem aos Transplantados da Região Sul, ação agendada para o Ambulatório do São Lucas, a partir das 9 horas. Nos dias 15 e 16, terça e quarta-feira, o projeto Sala de Espera com palestras está agendado para a Unidade de Diálise da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, sob a coordenação da enfermeira Patrícia Betyar.

Toda atividade é realizada pela CNCDO Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos; FUNCEPES (Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna; OPO/SUL (Organização de Procura de Órgãos).