A data de 24 de março foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Combate à Tuberculose em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença pelo médico Robert Koch. Nesta data, Itabuna teve muito a comemorar no que se refere a assistência médica e social às vítimas da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, fechou acordo com alguns laboratórios da cidade para a realização de baciloscopia visando detectar casos da doença. Antes, os exames eram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). em Salvador.
A diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, informou que atualmente 103 pessoas estão em tratamento no município. Além da medicação gratuita, pessoas em situação de vulnerabilidade social, com renda de pouco mais de R$ 100 e que não abandonam o tratamento que dura em média seis meses, têm o fornecimento de uma cesta básica.
Ela informou que a doação de alimentos a esses pacientes é  resultado da parceria entre as secretarias de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza não tem medido esforço para prestar assistência às famílias em suas necessidades básicas. Segundo ela, esse olhar diferenciado tem feito uma grande diferença e garantido uma melhor qualidade de vida da população mais vulnerável.
Maristella informou ainda que, para reforçar ainda mais as ações no controle, combate e assistência aos portadores da tuberculose, foi criado um grupo de trabalho integrado por enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros profissionais que é responsável  pelas visitas domiciliares.
A intenção é detectar casos de tuberculose, promover o bloqueio, orientar e encaminhar as pessoas para exames e tratamento. “Quanto mais cedo for detectada a doença, haverá menos risco de transmissão”, frisa a diretora da Vigilância em Saúde.
Quanto ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, ela diz ser uma data importante tanto para a divulgação da doença, quanto para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de uma vigilância constante para preveni-la, diagnosticá-la e tratá-la o mais rápido possível. A tuberculose é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo ar que compromete principalmente os pulmões Se não for tratada adequadamente pode levar à morte”, alerta Maristella Antunes.