O Ministério da Cultura (MinC) divulgou a lista dos 260 empreendedores culturais e criativos que foram selecionados para participarem do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que ocorrerá em Belém, no Pará, de 8 a 12 de novembro de 2023. Os escolhidos terão a oportunidade de participar de uma série de atividades que abrangem negócios, formação e cultura. O evento também oferece oportunidades de negociação, apresentações artísticas com fins comerciais (showcases), sessões de networking, conferências, palestras, painéis, programas de mentoria e oficinas.

“Fiquei feliz por a Amazônia Ancestral ter sido selecionada para um evento do MinC como uma das representantes do setor de moda do Pará. Minhas expectativas são as melhores. Dividir espaço com tantos criadores e artistas de linguagens tão diversificadas é ter certeza de intercâmbio de ideias, parcerias novas e network profícuo”, disse a empreendedora do setor de moda da região Norte, Cristiane Martins.

Das 260 vagas, 99 foram preenchidas por participantes do interior dos estados, dos quais 78 são vendedores e 21 compradores, garantindo representatividade de todas as regiões do país, com 24 das 27 unidades federativas sendo contempladas. A composição dos selecionados que declararam gêneros é composta por: 109 mulheres, 101 homens e sete pessoas não binárias.

“Estou ansiosa para o dia do evento, a expectativa foi elevada à máxima potência para conhecer, dialogar e fazer negócios com mais empreendimentos criativos brasileiros. Essa iniciativa para a indústria criativa é fundamental economicamente e culturalmente para o crescimento do nosso país, e principalmente no setor de serviços”, disse a empreendedora do setor de design da região Norte, Karolina Alfaia.

A próxima etapa  envolve a habilitação, com os selecionados tendo até sexta-feira, 22, para enviar a documentação exigida. Em caso de desistência ou inabilitação por conta do não cumprimento dos prazos e critérios estabelecidos, suplentes poderão ser selecionados com base na ordem de classificação.

“Poder ser selecionada no MICBR enquanto mulher do centro-oeste, em específico de Mato Grosso é muito significativo para o Festival Vambora e região. Ter políticas públicas no setor criativo é fazer com que todas as potencialidades deste país se conectem cada vez mais com o seu próprio território. Estou muito feliz e com muita vontade em fazer parte dessa nova fase que o nosso “Brasis” está vivendo. O MICBR tem um papel importante e enriquecedor para com os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e de um valor econômico e social”, Alessandra Garcia, empreendedora do setor de música da região Centro-Oeste.

Gráfico: Sefic/Minc

O MinC está investindo R$1,118 milhão no edital para levar os empreendedores culturais e criativos brasileiros ao evento. O apoio financeiro foi calculado por região brasileira para cobrir despesas de transporte (aéreo, terrestre e/ou fluvial), contratação de plano de seguro de viagem e diárias (hospedagem, alimentação e transporte local). Os participantes da região Norte receberão R$ 4.095,61, o estado do Pará R$ 3.267,61, a Metropolitana de Belém R$ 1.023,00, a região Nordeste R$ 4.755,61, a região Centro-Oeste R$ 4.107,61, a região Sudeste R$ 3.819,61 e a região Sul R$ 3.963,61.

O objetivo do MICBR é promover a cultura brasileira nacional e internacionalmente, apoiar o desenvolvimento dos setores criativos, consolidar empreendimentos e profissionalizar empreendedores culturais. Além disso, o evento visa solidificar a economia criativa como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do país, estabelecendo o Brasil como referência em criatividade, diversidade, qualidade e inovação.

Gráficos: Sefic/Minc

MICBR 2023

O MICBR 2023 marca sua primeira realização na Amazônia e representa uma importante política pública para o setor cultural, visando estimular o crescimento dos setores criativos, a circulação de bens e serviços culturais, a internacionalização da produção cultural brasileira e o profissionalismo dos agentes culturais do país.

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o maior mercado público de indústria criativa do país contará com uma programação que inclui 15 setores criativos, sendo eles Artes Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Além disso, destacando a rica culinária da região norte, o evento apresentará uma Cozinha-Show com foco nos sabores e ingredientes locais.

Esta edição traz algumas novidades, como a realização de rodadas separadas para cada setor das artes cênicas (circo, dança e teatro), a estreia do hip hop no evento e a inclusão de um setor dedicado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formação.

Esta 3ª edição do MICBR também traz a Argentina como  país convidado de honra. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca que o convite à Argentina é uma retribuição à participação brasileira no Mercado das Indústrias Criativas da Argentina (MICA). Em junho deste ano, o Brasil marcou presença no evento, em Buenos Aires, como convidado de honra. “Pela primeira vez, a Amazônia vai sediar este megaevento, e a presença da Argentina vai fazer este mercado ainda mais especial”, declarou.