A empresa australiana Mirabela Nickel Limited, proprietária da Mirabela Mineração do Brasil, empresa que opera uma mina de níquel em Itagibá, cidade no Sul Baiana, disse nesta segunda-feira (25) que vai reduzir ainda mais a produção em 2016, que deve chegar a no máximo 12.500 toneladas de níquel contido em concentrado.

A mineradora vem passando por momentos difíceis devido o baixo valor do níquel no mercado. No final do ano passado, a empresa reduziu em mais de 30% o seu quadro de funcionários, sem contar os desligamentos de trabalhadores das empresas terceirizadas.

Em 2014, quando o níquel era vendido a U$$ 8 a libra, a Mirabela já operava com prejuízo. Na semana passada o valor da libra chegou a U$$ 3,90. Numa entrevista concedida ao site Giro em Ipiaú, em outubro do ano passado, o diretor financeiro da mineradora, Nilson Mundim, informou que a crise tinha origem na China.

“A China está demandando menos metais, de toda natureza. Houve uma desaceleração mais forte do que se esperava na sua economia e da mesma maneira que nos anos passados havia um crescimento no preço dos metais, porque a China estava demandando, agora acontece uma retração dos preços”, explicou.