A integração, fortalecimento e estruturação da rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica foi tema de reunião na última sexta-feira (26) entre diversas instituições que atuam no munícipio de Jequié. O evento fez parte do cronograma de atividades do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp) de Jequié, instituído em 2015 pelo Ministério Público estadual. Na reunião, o promotor de Justiça Saulo Mattos apresentou o panorama atual da violência doméstica no município, onde há 414 medidas protetivas e mais de 300 ações penais em andamento, e o esboço de um plano para unir as ações de apoio às vítimas.

Também presentes no evento, a Polícia Militar comunicou a futura implantação da ronda Maria da Penha na cidade, atualmente em fase de capacitação de equipes; já a Defensoria Pública falou sobre o projeto Ações Reflexivas, que busca conscientizar agressores e pode ser desenvolvido também em Jequié; e a Polícia Civil, a Secretária Municipal de Saúde e o Departamento de Polícia Técnica abordaram a necessidade de maior comunicação sobre os crimes cometidos contra a mulher.

Outras ações que foram coordenadas no evento foram: a execução de mutirões de audiências sobre o tema; a programação de ações em regiões socialmente vulneráveis e a construção de casas-albergue para proteção da mulher. Além disso, acontecerão ciclos de seminários sobre violência doméstica – nos dias 10 e 11 de setembro, por exemplo, o Cisp organizará um evento para apresentar dados de pesquisas realizadas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) sobre o tema. Representantes da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, da Guarda Municipal, da Secretaria de Ação Social, da Secretaria de Relações Institucionais do Município, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Uesb, da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do Núcleo de Atendimento à Mulher, da diretoria geral da UPA e diretores escolares da região também compareceram à reunião.