O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS), em parceria com a Uesc estarão promovendo uma Audiência Pública nos municípios de Barro Preto, Itapé, Ibicaraí e Floresta Azul para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Resíduos Sólidos. O evento será realizado de forma simultânea em Barro Preto e Itapé nesta segunda-feira (11) e, em Floresta Azul e Ibicaraí na quarta-feira (13), com o início programado para às 8h30min.

A Audiência Pública integra o processo de construção do Plano, quando serão discutidas as ações e metodologias com a participação das autoridades, representantes civis e pessoas interessadas. Uma equipe técnica composta de professores da Uesc e profissionais do CDS-LS e de outras instituições da região estarão mediando o evento.

O Presidente do Consórcio, Lenildo Santana revela que uma das maiores dificuldades dos prefeitos para a elaboração do plano está na falta de recursos para a contratação de profissionais especializados nos serviços. “Por essa razão, o CDS é um instrumento importante nesse processo, pois vai permitir a cooperação técnica e financeira para os municípios da região possam construir seus planos”.

O PMSB abrange o planejamento em longo prazo das áreas para investimento em obras de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.