Ministros das Relações Exteriores da França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo se reuniram em Berlim e afirmaram que o governo britânico precisa implementar rapidamente o artigo 50 do tratado da União Europeia, que trata da saida de um membro do grupo, para que o bloco siga em frente normalmente.

“Estamos prontos para trabalhar com as instituições responsáveis tão logo as negociações para definir e esclarecer o futuro das relações entre União Europeia e Reino Unido tenham início”, afirmaram as lideranças em comunicado conjunto.

Antes do encontro, o ministro alemão de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, declarou que as nações fundadoras do bloco europeu precisariam discutir sobre as lições trazidas pela saída do Reino Unido da União Europeia e, juntas, tornarem-se mais fortes no futuro. “Não deixaremos nossa Europa ser tirada de nós”, afirmou Steinmeier a repórteres.

Após o resultado do referendo no Reino Unido, Steinmeier declarou ser crucial que os estados-membro do bloco europeu ouçam uns aos outros e seus cidadãos para preparar uma resposta conjunta à decisão dos britânicos. Líderes europeus temem que a saída do Reino Unido da UE pode levar outros políticos nacionalistas na Holanda, França e outras nações a seguir o exemplo britânico.