PLANTÃO
prefeitura itabunadra thais paulaprefeitura itajuipeprefeitura itabunasecom bahia
prefeitura de ilheus

O ex-vereador Cosme Araújo, PDT, continua o campeão em uso da tribuna nas últimas décadas no legislativo ilheense

O ex-vereador Cosme Araújo, PDT, continua o campeão em uso da tribuna nas últimas décadas no legislativo ilheense

CAMPEÃO: O ex-vereador ilheense  Cosme Araújo (PDT), liderou o *ranking* de aproveitamento nas sessões realizadas no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, de 2013 a 2016. Em comparação aos outros dezoito membros, Cosme Araújo apresentou um percentual de 100% em todas as sessões ordinárias e especiais, participando de todos os debates da casa, apresentando diariamente projetos de indicações, projetos de lei, requerimentos, resoluções, emendas modificativas ao Regimento interno e Lei Orgânica, e sempre interpelando e buscando discutir assuntos de interesses da sociedade, à luz da lei. Os dois presidentes da mesa d’aquela legislatura, sofreram. Principalmente Tarcísio Paixão. E, justamente nestes dois últimos períodos, Cosme Araújo como membro titular da Comissão de Justiça fazia a Câmara pegar fogo em todas as sessões ordinárias. O pau comia na casa de nova, especialmente quando tinha projeto de interesse do executivo para apreciar e votar. Os soldados de Jabes Ribeiro comiam o pão que o diabo amassou. Cosme sozinho, driblava todos num discurso sempre emocionante e ao final, fazia o gol. Ou seja, deixava todo mundo na mão. “Pedia vista do projeto”. Aí era aquele liga-liga-liga para o prefeito (sic…).

No quesito discursos, o vereador Cosme Araújo foi o campeão absoluto. Os munícipes visitavam as sessões somente para ouvir os discursos vibrantes de Cosme Araújo. Sem os discursos de Câmara as sessões eram horríveis. Cosme chegava a discursar mais do que todos os demais parlamentares juntos, conforme material produzido e provado em áudio na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Sozinho, Araújo fez uso da tribuna 187 vezes, desde fevereiro/2013 a outubro de 2016, não considerando as audiências públicas realizadas fora do plenário, a exemplo das discussões sobre o orçamento, algumas vezes itinerantes.

O leque de temas abordados pelo parlamentar do PDT discorreram desde assuntos polêmicos a outros mais corriqueiros. Logo no início do mandato impetrou ação no MP pela irregularidade na formação das Comissões permanentes; Acionou o Município contra os abusos das multas de trânsitos e pardais eletrônicos; Contestou na Justiça a liberação de recursos extras e ilegais para o executivo; Apresentou emendas propondo acabar com o abuso do recesso parlamentar e já no último período protocolou  projeto de resolução propondo acabar definitivamente com o voto secreto, em todas as suas modalidades.

Cosme foi autor de centenas de projetos. Inclusive, o de formação da comissão de fiscalização sobre desapropriação dos imóveis do Pontal, em face da construção da nova ponte. Sua luta constante pela moralidade e ética no serviço público e tantas outras ações, pelo seu carinho em ajudar as pessoas e, especialmente ser patrono jurídicos dos mais carentes, é  intitulado sob o epíteto  de o Defensor do Povo.

Nos períodos de 2015 e 2016, Cosme fez chover na Câmara de Ilhéus. E, na Prefeitura também. Jabes Ribeiro se via doido com o desempenho de Araújo na Augusto Casa de Leis.

Em outra oportunidade o JORNAL DO RADIALISTA irá postar o ementário de Cosme Araújo, de sua última legislatura.

 

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe um Comentário

<<