O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, visitou na manhã desta sexta-feira (14) as obras que estão sendo executadas pela Prefeitura e que atenderão aos segmentos turísticos e  esportivos. Entre os locais vistoriados estão o Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca), a Passarela do Robalo, o Caminho da Fé e a primeira etapa da Urbanização da Orla de Canavieiras.

Segundo o prefeito Almir Melo, as obras têm a finalidade de colocar – definitivamente – Canavieiras entre as cidades que desenvolvem o turismo de forma perene. “Nossa intenção é fazer com que esses equipamentos possam atrair turistas durante o ano todo e não somente na alta estação, como ainda vem acontecendo”, ressalta Almir Melo.

Obras em Canavieiras  seguem em ritmo acelerado 2

Desde janeiro de 2013 que o calendário de eventos turísticos e cultural de Canavieiras vem agregando atrações diversas, com o objetivo de manter permanente o fluxo de visitantes. Além das festas e espetáculos, Canavieiras também possui um casario que representa a civilização do cacau, belas praias e uma riquíssima gastronomia, atrativos turísticos já consagrados.

Na opinião de Almir Melo, esses novos equipamentos atendem, não só os visitantes, mas também os canavieirenses, pois podem ser utilizados, também, para a prática de esportes. “Temos uma forte tradição na área esportiva cultural e somos reconhecidos em algumas áreas, a exemplo do voleibol, ciclismo, surf, atletismo, dança, dentre outras manifestações, o que torna esses equipamentos essenciais”, reconhece.

O Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca) sedia diversos eventos como voleibol, futsal, basquete, handebol, além de espetáculos de dança. O Geca também é sede de outro grande evento, a exemplo da Copa Tropical Nissei de Judô, que reúne mais de 800 atletas da elite desse esporte em toda a Bahia.

Já o Caminho da Fé – em execução – deverá atrair para Canavieiras pessoas das mais diversas cidades da Bahia e do Brasil, por ser um equipamento projetado para atender o turismo religioso. Nele serão implantadas as 14 estações percorridas por Jesus Cristo até o calvário, onde foi crucificado.

Obras em Canavieiras  seguem em ritmo acelerado 1

Outro equipamento paralelo é a Passarela do Robalo, que tem a finalidade de agregar a prática do esportes com a preservação ambiental, justamente no berço do robalo, que irá povoar os rios da região. As duas obras, implantadas no Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães, ligarão a praia ao Sítio Histórico de Canavieiras dois dos mais belos locais da cidade.

A primeira etapa de Urbanização da Praia da Costa, no bairro da Atalaia, é responsável pela implantação de serviços de infraestrutura nas avenidas Baira-Mar (um quilômetro) e Tucunaré (dois quilômetros). Os locais estão recebendo pavimentação com blocos intertravados, passeios e ciclovias, parque infantil, academia ao ar livre, compondo um grande projeto paisagístico.