Turismo 2Ilhéus voltou a ser um destino procurado para as festas de final de ano por turistas do estado e do país. Segundo dados da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), os principais hotéis e pousadas já estão com 100% dos leitos ocupados. Os principais centros emissores são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, o Distrito Federal, além de Salvador e das regiões oeste, sudoeste e norte da Bahia.

Para dar maior conforto aos ilheenses e turistas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) tomou algumas medidas que vão proporcionar maior fluidez no tráfego, uma vez que o número de veículos aumentou consideravelmente no município. O órgão ampliou o número de agentes que atuam no ordenamento do trânsito e ativou os semáforos apenas na cor amarela. Além disso, o serviço de transporte coletivo vai funcionar durante toda a madrugada do dia 1º de janeiro, inclusive com 20 ônibus a mais. Ainda, a Sedur fará operações especiais durante todo o verão para minimizar congestionamentos.

Segundo o presidente da Atil, Marco Lessa, um comparativo entre a taxa de ocupação deste ano e do ano passado, mostra um avanço significativo na procura por Ilhéus como opção dos turistas para passar as festas de Réveillon. O presidente pontua que esta retomada do desenvolvimento do setor é resultado também do trabalho de manutenção da cidade. “No ano passado, neste mesmo período havia lixo acumulado, iluminação deficiente e nenhuma estrutura urbana que proporcionasse conforto aos turistas, nem mesmo aos moradores”, observa Marco Lessa.