A opção por uma ou outra escola vai depender essencialmente dos valores da família e das características individuais de seu filho. O primeiro passo é refletir o que você considera importante para a vida dele, não esquecendo as características naturais que possui (ele é tímido, agitado, criativo?). Não é correto escolher a pré-escola pensando apenas no vestibular, pois cada etapa deve ser vivenciada no seu tempo.
“Vejo a preparação para o vestibular como uma decorrência de todo um processo educacional. Se a criança teve um bom ensino e uma boa formação, vai levar isso para o resto da vida”.
(Professor Almir Milanesi, diretor geral da Faculdade de Ilhéus).
Mais importante do que a metodologia é a filosofia educacional da escola. Hoje em dia há uma tendência em priorizar as relações humanas e os valores da vida. Muitas escolas estão preocupadas com uma formação que transforme os alunos em cidadãos informados, seres pensantes e críticos. Hoje é muito importante avaliar se a escola adota a chamada ‘educação para a vida’, na qual o ensino destaca a transmissão de valores humanos e desenvolvimento de habilidades pessoais, criatividade, senso do bem comum, valores de cidadania e flexibilidade de atitude e pensamento. Escolas ligadas a congregações religiosas, por exemplo, têm como princípio transmitir valores éticos e humanos e toda disciplina é ensinada e aplicada nas relações e atividades que os alunos mantêm dentro e fora da escola.
A orientação é visitar o maior número possível de escolas, de preferência com a criança, que é quem vai passar boa parte de seu tempo no lugar. Durante as visitas, repare se o ambiente é limpo, se a estrutura é boa, como é o recreio e de que maneira as crianças interagem entre si. Obter informações com pais que já tiveram seus filhos na escola é outra dica valiosa.
Tipo de escola. Às vezes, a escola pública é melhor do que a particular barata e, com o dinheiro economizado, pode-se reforçar a educação dos filhos com cursos extras.
Alunos por sala. Muitos estudantes na sala implicam menor atenção individualizada do professor, mas permite o contato com uma maior diversidade de alunos.
Infra-estrutura. Quanto maior a infra-estrutura (biblioteca, laboratórios, quadra), melhor para o aluno, desde que esses equipamentos estejam integrados a um projeto pedagógico.
Normas disciplinares. Limites claramente definidos e impostos pela escola podem ajudar o aluno a se organizar, mas há colégios nos quais as normas valorizam a responsabilidade individual dos alunos.
É importante também que os pais fiquem atentos aos princípios pedagógicos: Pedagogia Waldorf, que trabalha basicamente o aspecto físico, social e individual do aluno, dando também importância os quesitos da ética, da estética e acadêmica; O método Maria Montessori, que enfatiza a concentração individual e o professor é sempre o foco das atenções. Existe também o Construtivismo de Jean Piaget, que sua técnica é acreditar num mecanismo natural de aprendizagem, propondo uma visão critica do aluno. Este método pedagógico tem sido o mais aplicado devido a sua consistência. Existe o método tradicional, que não é tanto eficaz mais, já que o professor não é mais aquela figura centrada e única fonte do saber. A educação hoje é baseada na interação professor/aluno/professor. Hoje existe uma troca de conhecimento dentro da sala de aula. Principalmente, pós (sic) pré-escola.
Artigo de Elias Reis, editor do portal www.jornaldoradialista.com.br
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