Dois ex-policiais militares comandavam da cadeia um esquema de tráfico de drogas em cinco estados, aponta a Polícia Civil do Paraná. Durante a operação Lei e Ordem, deflagrada pelo Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc-PR) na madrugada desta quinta-feira (22), 30 suspeitos de integrar a quadrilha foram presos no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Durante seis meses, os investigadores apuraram que os dois ex-policiais eram responsáveis por coordenar o transporte do entorpecente que entrava no país por Guaíra, Foz do Iguaçu, no oeste, eMundo Novo (MS) para outros estados. Ambos estavam presos por tráfico de drogas em Marechal Cândido Rondon, no oeste, e davam as ordens por meio de telefones celulares. Outros integrantes agiam de Toledo, na mesma região.

No mesmo período, foram presas em flagrante 31 pessoas e apreendidos 11 adolescentes. Foram tirados de circulação ainda 18 veículos, 869 kg de drogas e uma submetralhadora. Parte do entorpecente apreendido era transportado dentro de caminhões com câmaras frias. Um deles foi flagrado em Céu Azul, quando seguia com 180 kg de maconha para o Rio de Janeiro.

No início da tarde, policiais continuavam em busca dos nove suspeitos foragidos. Os mandados foram cumpridos em Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Toledo, Cascavel, Guarapuava,Francisco Beltrão e Santa Helena, no Paraná, além de Mundo Novo (MS), Blumenau (SC),Montenegro (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS) e Vargem Grande Paulista (SP).

Laboratório
E, na quarta-feira (21), policiais do Denarc, em conjunto com a Polícia Militar, descobriram ainda um laboratório de preparo de drogas na área rural de Missal, também no oeste. Na ocasião, foram apreendidos 533 kg de maconha, além de um fuzil AK-47, duas pistolas, um revólver, cinco carregadores, munição, três carros e uma moto e equipamentos usados na preparação de entorpecentes, além de matéria-prima para o refino de cocaína. Uma mulher, de 38 anos, que estava na propriedade foi presa. O marido dela conseguiu escapar.