Depois de algumas querelas e remédios jurídicos, o vereador Cosme Araújo (PDT), reapresentará até ao final do mês, Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município que estabelece o voto aberto em todas as modalidades de deliberações de votações. Inclusive na eleição da mesa diretora. “Essa é uma medida defendida pela sociedade que sempre cobrou transparência e clareza dos atos do poder legislativo ilheense. E, a Câmara de Vereadores tem autonomia administrativa e respaldo jurídico, comprovadamente, para adotar tal medida”, garante o parlamentar. A PRÓXIMA ELEIÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS ACONTECE NO ÚLTIMO DIA DA 2º PERÍODO LEGISLTIVO DE 2015, provavelmente dia 08 de dezembro de 2015, quando se escolherá o novo presidente e a nova mesa diretora.

Para Cosme Araújo, estabelecer o voto aberto em todas as votações do Legislativo representa um avanço na relação da Câmara com a sociedade. “O legislativo deve satisfação ao eleitor. Portanto, o voto secreto está na contramão do nosso tempo. Nossa democracia amadureceu e não se faz necessário votar secretamente mais nada”, enfatiza.

“Vamos mobilizar a sociedade por inteira; vamos lotar o plenário; vamos exigir transparência; vamos e precisamos aprovar esta emenda”, afirmam líderes de associações, imprensa, sindicatos e representantes comunitários que apoiam a iniciativa do propositor, Cosme Araújo.