Os servidores da Saúde rejeitam proposta do governo e realizaram nova PARALISAÇÃO no dia (04/05/15), 2ª feira.
Após paralisação de 24 horas com mobilização, no último dia (15/04/15), O Sindsaúde (Sindicato dos trabalhadores em saúde do Estado da Bahia), junto com os servidores da saúde, deliberaram com votação em Assembléia em Salvador, pela nova Paralisação no dia 04 de Maio/15. (2ª feira). Data da nova próxima mesa de negociação agendada pelo governo.
Há mais de 100 dias sem reajuste salarial, os servidores estão todos unidos pela luta da valorização do serviço público de saúde. Os servidores rejeitaram, por unanimidade, a proposta de reajuste do conjunto do funcionalismo público estadual, apresentada pelo governo de aumento de 3,5% em Maio, retroativo a Março e 2,91% em novembro ou Dezembro/15. Informou o Sindsaúde/Ba, que as perdas salariais dos servidores nos últimos anos variam entre 32% e 63% a depender da categoria.

34 mil funcionários recebem menos de R$ 788,00 atualmente, sendo 17 mil praças da Polícia Militar (PM), 11 mil inativos (aposentados e pensionistas) e 6 mil técnicos de nível médio ( Auxiliar Administrativo nível 1). “Ninguém pode ganhar menos do que o salário mínimo. Isso não existe”. O governador Ruy Costa, disse que “prefere ter a reivindicação para o aumento do que ter a reclamação do atraso de salários”. A luta da categoria não é apenas pelo reajuste salarial, mas também pela melhoria do serviço público, pela realização do concurso público e contra a terceirização e pela precarização das relações do trabalho na saúde.

O pagamento da URV é um item obrigatório na pauta anual de reivindicações do funcionalismo, mas nunca saiu do papel. A diretoria do Sindsaúde/Ba destaca que, tanto na Bahia como no restante do País, estamos vivendo um momento gravíssimo no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, este é o momento de avançar na luta dos trabalhadores e na luta do Sus. O Sindsaúde/Ba e Sindsaúde/Ilhéus, convocam os servidores da saúde para continuarem mobilizados e aderirem a nova paralisação no dia 04 de Maio/15. Em Salvador o movimento será em frente à (SERIN) Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia. E todos os Hospitais do Estado da Bahia, capital e interior atenderão só causas de urgências e Emergências. É momento de luta!
Informações: Diala Magalhaes, Diretora do Interior do sindsaúde/Ilhéus.