O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que está na tarde desta quarta-feira (4) apresentando seu relatório à Comissão Especial do Impeachment, defende que o Senado dê prosseguimento ao processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Relator do caso na comissão do Senado, Anastasia aponta que há elementos suficientes para que o processo seja aberto e a petista julgada por crime de responsabilidade. Dilma é acusada de editar, em 2015, créditos suplementares e de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas “pedaladas fiscais”.

“Em face do exposto, consideramos que os fatos criminosos estão devidamente descritos, com indícios suficientes de autoria e materialidade, há plausibilidade na denúncia e atendimento aos pressupostos formais, restando, portanto, atendidos os requisitos exigidos pela lei para que a denunciada responda ao processo de impeachment”, diz o relatório. Em sua fala, Anastasia ainda disse que o impeachment tem natureza política e serve para afastar o presidente, preservando a ordem constitucional.

Confira a íntegra do parecer de Anastasia, que contém 126 páginas.