Duzentos quilos de documentos foram apreendidos durante a nona fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em quatro estados. Na Bahia, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador, em duas empresas, uma delas localizada no Comércio.

Além da busca e apreensão dos documentos, estava prevista a condução coercitiva de uma pessoa, que não teve a identidade revelada. Segundo a PF, ela não foi encontrada e se apresentou no Rio de Janeiro.

A nona fase da operação Lava Jato foi desencadeada em cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. No total, cerca de 200 policiais federais, com apoio de 25 servidores da Receita Federal, cumpriram 62 mandados judiciais: um de prisão preventiva, três de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 40 de busca e apreensão.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas participações individuais, pelos crimes de fraude a licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A etapa mais recente da Lava Jato aconteceu no dia 14 de janeiro, quando o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, foi preso. A nova fase é resultado da denúncia de um ex-funcionária de uma das empresas investigadas, além da colaboração de um dos investigados, após a análise de documentos e contratos obtidos pela PF.