A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (23) a segunda fase da Operação Raízes de Papel, que investiga um grupo suspeito de concessões indevidas de benefícios previdenciários em Juazeiro e Sobradinho, no norte da Bahia, e também no Rio de Janeiro. Entre os alvos da ação estão uma advogada e um gerente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a PF, a advogada já havia sido investigada na primeira fase da operação e utilizava a posição do gerente do INSS para facilitar transações internas no órgão, viabilizando a fraude nos benefícios.

As investigações apontam que o grupo criminoso lavava o dinheiro obtido de forma ilegal por meio de pagamentos a servidores públicos e expedientes que tinham como objetivo ocultar a origem dos bens. Os nomes dos investigados não foram divulgados.

Ainda nesta terça, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Também foram impostas medidas cautelares, como o afastamento do servidor público envolvido e o monitoramento eletrônico da advogada. Além disso, a investigada teve restrições impostas:

  • Proibição de se ausentar do país;
  • Retenção do passaporte;
  • Proibição de entrar em agências do INSS;
  • Impedimento de atuar em causas previdenciárias.