Em sua estratégia para evitar qualquer acusação de que Michel Temer, assumindo a Presidência, pode operar contra a Lava Jato, o PMDB criou no seu documento “Travessia Social” um capítulo destinado ao combate à corrupção intitulado “A regeneração do Estado”.

O texto, que defende medidas semelhantes às propostas pelos procuradores da Operação Lava Jato, diz que “todas pesquisas demonstram que a preocupação mais latente na sociedade é com a corrupção”.

Nova postura ética – Em seguida, o documento do PMDB afirma que a “obrigação de qualquer governo responsável é responder a esta demanda da sociedade com uma nova postura ética”. Trechos do documento foram exibidos na noite desta quarta-feira (27) pelo “Jornal Nacional”.

A peça, que traz as medidas de um futuro governo Temer para a área social, será divulgado antes que ele venha a tomar posse no lugar da presidente Dilma. Elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães, comandada por Moreira Franco, o capítulo “A regeneração do Estado” propõe cinco ações no combate à corrupção.

Entre elas, gerar nova legislação sobre o combate à corrupção, a ser discutida com o Poder Judiciário, o Legislativo e também o Ministério Público Federal.