O prefeito Almir Melo participou, na última semana, em Salvador, do lançamento e assinatura do Termo de Compromisso do programa “Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação”, do Governo da Bahia. O evento reuniu 309 prefeitos e representantes dos municípios baianos para apresentar as propostas do projeto, que visa a melhoria da qualidade da educação na Bahia, a partir da formação de uma rede que envolve uma parceria entre prefeitos, educadores, alunos e empresários.

Na ocasião, o prefeito Almir Melo ressaltou a importância da integração entre a família e os educadores para a formação do caráter dos jovens, que devem receber a motivação dessas duas “instituições”. Para ele, o processo só se dá de forma correta quando há o acompanhamento das duas partes, conjugando esforços para transmitir e facilitar aos educandos o conhecimento durante o aprendizado.

O projeto é baseado em cinco vertentes: colaboração entre estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas. A secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Anjos, afirma que é o desenvolvimento da educação um compromisso do Governo da Reconstrução e que os esforços e as ações empreendidas demonstram o cumprimento do papel do Município para oferecer um ensino cada vez mais de qualidade.

O governador Rui Costa afirmou, durante a cerimônia, que a preocupação é garantir a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Além disso, que todas as crianças e jovens estejam na escola com o desempenho adequado à série em que se encontram. Com isso, ainda de acordo com a gestão estadual, a expectativa é de que os indicadores de desempenho das escolas no estado sejam elevados significativamente até 2018.

Uma série de ações foram listadas para o chamado eixo I, tais quais: formação continuada de professores e coordenadores, produção e distribuição de livros didáticos e de livros de literatura infantil de autores baianos, assessoramento técnico e transferência de tecnologia, aula 100% e Currículo Bahia.
Foram estabelecidas que metas e indicadores vão ter de ser cumpridos e haverá uma premiação para professores da rede estadual, municípios e escolas que tiverem melhores resultados, sendo que municípios que tiverem mais destaque serão contemplados com recursos e obras na área de educação e na área cultural. “A educação é prioridade no Governo da Reconstrução e devemos, certamente, avançar e melhorar ainda mais os nossos índices”, concluiu Almir.