Os cursos do Ensino Fundamental II e Mais Educação já são realidade nas escolas da Rede Municipal da Educação implantadas no interior (distrito, povoados e zona rural) de Canavieiras. A meta estabelecida pelo Governo da Reconstrução atende ao preceituado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oferecendo cursos formais no seu próprio habitat. Segundo o prefeito Almir Melo, já foram implantados os cursos do Ensino Fundamental II no distrito do Poxim e nos povoados de Pimenteira e Era Nova. O próximo passo, agora, é oferecer esses cursos para a população dos povoados de Ouricana e Oiticica já no próximo ano. Além dos curso do Ensino Fundamental I e II, a Secretaria da Educação também está estendendo o Mais Educação para as escolas localizadas no interior. Para a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, os cursos e a qualidade do ensino devem ser únicos em todo o município. Com a implantação do Ensino Fundamental II, os alunos dos povoados e da zona rural deixaram de acordar de madrugada para pegar os meios de transporte e se deslocar para a sede do município. “Com isso, sobra mais tempo para que eles possam estudar com tranquilidade numa escola próxima de casa”, enfatiza Almir Melo.

Explica a coordenadora Virgínia Paternostro, que os investimentos municipais estão cada vez mais presentes nas escolas do interior, em reformas estruturais nos prédios, ampliando as instalações, com a finalidade de oferecer melhores condições aos alunos e professores. Novas salas de aula, secretarias, cozinhas e cantinas foram e estão sendo construídas nas várias escolas. Estrutura – Em Pimenteiras, funcionam dois colégios municipais: o Dr. Edmundo Lopes de Castro e o anexo do Colégio Paulo Freire. com o Ensino Fundamental I, desde a Pré-Escola até o 5º ano, nos turnos matutino e vespertino, primeiro conta atualmente com 110 estudantes em atividades e está em fase de implantação o curso “Mais Educação”, que funcionará no contra turno dos alunos. Considerado um grande avanço pelos professores e pais de alunos, o Ensino Fundamental II foi implantado inicialmente pelo Colégio Noécia Cavalcante e hoje funciona como o anexo Pimenteiras do Colégio Paulo Freire. Uma das características do local é que o colégio funciona no período matutino e noturno, para atender também as pessoas que que trabalham durante o dia. Explica a coordenadora pedagógica Adil Souza de Oliveira, que o colégio possui 107 alunos

matriculados no Ensino Fundamental II e outros 12 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os professores que ministram aulas no Colégio Paulo Freire, anexo de Pimenteiras, possuem ou estão concluindo cursos de pós-graduação. No povoado de Era Nova também estão localizados dois colégios: O Himério Cavalcante, do Ensino Fundamental I e o Demócrito Carneiro, com o Fundamental II, anexo do Colégio Paulo Freire. O Himério Cavalcante possui 70 alunos matriculados, inclusive na Pré-Escola, enquanto no Demócrito Carneiro 107 alunos fazem parte do corpo discente, contando, também com a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA Normal). Em Era Nova a implantação do Ensino Fundamental II foi bastante elogiada pelos pais, alunos e professores, que ressaltam as facilidade de acesso dos alunos à escola. Antes, eles eram obrigados a viajar por até cinco horas, acordando de madrugada para tomar o transporte. Na opinião de Adilson, pai de dois alunos que faziam esse trajeto, agora, além de terem tempo para fazer os deveres, estão sob os olhos da família. Em Era Nova a Prefeitura reformou recentemente a Casa dos Professores, com a finalidade de hospedá-los com conforto e dignidade, pois parte deles passam toda a semana no povoado. Segundo o Chefe de Gabinete do Prefeito, Neivaldo Pinto, novas obras estão previstas para melhorar a infraestrutura da educação e da saúde no interior, que se encontram em fase de constante melhorias realizadas pelo Governo da Reconstrução.