Uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), no valor de R$ 2 milhões, viabilizará no próximo ano a reabertura do Hospital São Lucas, em Itabuna, com atendimento 100% SUS, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itabuna com a Santa Casa de Misericórdia. A oficialização do repasse ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 17, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, contando com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), do parlamentar e do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece.

A unidade hospitalar, que está fechada há cerca de três anos, voltará a ser gerida pela Santa Casa, que também é responsável pelos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. As obras começarão na primeira semana de janeiro, e a expectativa, de acordo com o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, é de que a partir de junho de 2022, a unidade comece a operar parcialmente.

Além da reabertura do São Lucas, outra novidade é que nesta nova fase a unidade terá a ampliação dos serviços. Pelo projeto, serão disponibilizados 62 leitos, sendo 52 leitos clínicos e 10 de UTI, também a realização de cirurgias eletivas e o Serviço de Nefrologia da Santa Casa, com 50 máquinas, resultando no atendimento diário de cerca de 300 pacientes, nos três turnos.

Para o prefeito Augusto Castro, é motivo de alegria anunciar a reabertura do Hospital São Lucas, “principalmente porque sabemos da nossa responsabilidade enquanto administração municipal e da necessidade da ampliação da oferta de serviços”. Ele cita que Itabuna é referência para toda a Bahia na área da saúde e ao contar com um equipamento como o Hospital São Lucas, a partir do próximo ano, ajudará muito a desafogar o atendimento nas outras unidades hospitalares.

O deputado federal Paulo Magalhães lembrou que há cerca de um ano o prefeito Augusto Castro vem trabalhando duramente para a reabertura do São Lucas. “Problemas jurídicos foram vencidos e hoje temos a materialização deste objetivo, que resultará num benefício enorme para a região. É mais uma novidade nessa integração da Santa Casa com a Prefeitura de Itabuna”, reforçou.

Já o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece, também destacou a importância dessa parceria com o Poder Público Municipal. “O nosso maior desafio é fazer o Hospital São Lucas voltar a funcionar, sob a administração da Prefeitura e da Santa Casa, numa parceria que nunca se viu aqui em Itabuna. Mas, agora, com o prefeito Augusto Castro estamos vendo”, declarou.

O evento foi prestigiado pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a subsecretária Lânia Peixoto, a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro e o secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini. Além deles, profissionais de saúde e prestadores de serviço do Hospital Calixto Midlej Filho prestigiaram o evento no auditório da instituição.