“Quando passava por esta praça, ficava com vergonha. Agora, imagine os comerciantes, taxistas e moradores do Bairro da Conceição? A alocução é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que na manhã desta segunda-feira, dia 26, autorizou as obras e serviços de requalificação da Praça dos Capuchinhos. “Vamos entregar uma praça moderna, bem iluminada, com área para os táxis, o comércio e a turma da velha guarda que diariamente joga aqui”, acrescentou.

Moradora do bairro há 63 anos, a dona de casa de prenome Lídia interrompeu a fala de Augusto Castro para agradecer o início das obras. “Cheguei ao Conceição com 11 anos de idade. Agora, estou te agradecendo prefeito. Que Deus conduza esta obra, que chega em boa hora no nosso bairro”, expressou. Para o prefeito, o testemunho da dona de casa é uma demonstração de que o o Projeto Praça Viva de requalificação das praças públicas eleva a autoestima das pessoas.

Antes da assinatura da ordem de serviço, o prefeito fez uma pausa para atender aos moradores. Eram muitos que aproveitaram para tirar selfies e abraçá-lo. “Para mim foi uma emoção muito grande o prefeito vir anunciar obras para nossa comunidade e ainda se dispôs a tirar fotos com a gente”, comemorou a aposentada Railda Nascimento, moradora há mais de 40 anos da Rua Bela Vista.

Já o morador Levi Araújo também se disse feliz com as obras de reforma que tiveram inicio imediato. “Há muito tempo essa praça estava abandonada. Mas, tenho certeza que logo teremos um espaço bonito para toda a comunidade”.

Num breve discurso, o vereador Glebão lembrou que há mais de 20 anos os moradores esperavam por melhorias. Para ele, a cidade vive uma nova realidade. “Itabuna enfrentou a epidemia da Covid-19 e duas e enchentes que quase destruíram parte da cidade. Era muita coisa para se fazer e caiu tudo nos braços do prefeito Augusto Castro e ele tem trabalhado muito, para atender todos os bairros”, disse.

A vereadora Wilmaci  Oliveira também aproveitou para parabenizar Augusto Castro ao falar que Itabuna está tendo obras e serviços depois de muitas demandas reprimidas. “O prefeito tem trabalhado muito, assinado ordem de serviço quase todos os dias e em várias partes da cidade. Ele não para em busca de recursos para nossa cidade”, recordou.

O Líder do Governo na Câmara, vereador Ricardo Xavier, também fez agradecimentos à gestão. “Esse prefeito tem conseguido reorganizar a cidade e retomar crescimento com o desenvolvimento. No início do mandato, assumi a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, quando retomamos o espaço atual da Areninha de Futebol Professor Tim, que estava destinada a um empreendimento aqui no bairro que nunca saiu do papel”, lembrou.

A titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, diz-se satisfeita em liderar a requalificação da praça. Ela garantiu que “em breve haverá um novo espaço, uma praça moderna, com novos materiais, iluminação em LED, parquinho, meio-fio e preservação das árvores existentes, novos pisos em concreto armado e intertravado colorido, além de piso tátil e rampas de acessibilidade”.

Novo mobiliário: mesas de jogos, bancos de madeira e de concreto, lixeiras para coleta seletiva, bicicletário. Novo parquinho para crianças em piso de concreto e cercado com peças de eucalipto. Paisagismo. Nos próximos dias, a Prefeitura vai anunciar as datas e horários para as ordens de serviço das praças Antoninho Queiroz, no Fátima, e do Trabalho, no Pontalzinho, que integram o pacote no valor global de R$ 1.602.051.17, o que inclui as praças da Piedade e dos Capuchinhos.