A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em convênio com a Faculdade de Ciências Médicas – AFYA Itabuna, realizará na próxima quinta-feira, dia 11,  às 10h,  a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras do Centro de Especialidades da Mulher. A unidade será um marco para a história do município e será construída na área onde há mais de 50 anos funcionou o SESP, no centro da cidade.

O Centro de Especialidades da Mulher também será o maior investimento da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) em saúde feminina, mesmo tendo realizado forte investimento em ações voltadas para a assistência. O Centro visa assistir mulheres de Itabuna e região de forma integral em um único espaço físico.

As consultas com especialistas, exames e procedimentos serão oferecidos de acordo com a demanda de cada comunidade assistida pelas Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família por meio da Central de Regulação ou de forma referenciada por outra unidade de saúde.

O Centro de Especialidades da Mulher também objetiva prestar assistência de saúde de forma integral às mulheres de Itabuna e de municípios pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento desde consultas com especialistas até exames e procedimentos de média complexidade. 

A unidade contará com as especialidades de ginecologia, dermatologia, mastologia, além de procedimentos como ultrassom das mamas, transvaginal, pélvica e obstétrica, colposcopia, pequenas cirurgias, como a retirada de pólipos e verrugas.

Além disso, também serão ofertados serviços como acompanhamento do Pré-Natal de Alto Risco, já tendo sido implantado ambulatório especializado também na atual gestão. Acompanhamento de lesões no colo uterino, atenção especializada à puberdade precoce, atenção à amamentação com banco de leite, atenção à redução de mamas e nutrição materno infantil.

E ainda serão ofertados serviços de cunho social como atendimento à violência contra a mulher com orientação psicológica e jurídica, e acolhimento para aborto legal. 

Esse é mais um grande feito da gestão do prefeito Augusto Castro que tem investido bastante na saúde, implantando novas unidades de saúde, reformas e requalificação das unidades existentes e reabrindo as unidades que estavam fechadas por anos, a exemplo do CEMEPI e Maternidade Otaciana Pinto. 

O Centro de Especialidades da Mulher no antigo SESP funcionará anexo à UBS José Maria de Magalhães Neto, que em breve será alocada para novo endereço a ser divulgado nos próximos dias em decorrência das obras. Toda a estrutura do local será utilizada e revitalizada tanto no térreo como no primeiro andar.