O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, se reuniram na terça-feira (29) com membros das associações de Pessoas com Doença Falciforme (APEDFI); dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados (ARCROETIL); do Grupo de Apoio das Pessoas com Deficiência (GAPDEFI) e da Associação Beneficente para Pessoas com Obesidade de Ilhéus e Região (ABIR) para discutir melhorias voltadas à estrutura física dos locais de atendimento, visando prestar melhor assistência aos beneficiários dos programas de saúde.

Mário Alexandre destacou que a gestão está atenta às necessidades de saúde da população, cujo trabalho é pautado no atendimento humanizado aos pacientes. Segundo informou Magela, uma das principais demandas apresentada refere-se à implantação de programa, em âmbito municipal, para realização de transplante de órgãos. A solicitação já foi encaminhada ao Governo do Estado.

“Em 2015, atendíamos cerca de 40 pacientes, e hoje, atendemos aproximadamente 200 pacientes, graças ao investimento do Município com aquisição de equipamentos e incentivo aos profissionais de saúde”, enfatizou Noemia Neves, presidente da APEDFI.

“O prefeito muito solícito nos atendeu e entendeu as nossas dificuldades e necessidades para que possamos avançar e oferecer aos associados a segurança de que será feito um trabalho em conjunto com a gestão”, sublinhou Mônica Valéria, presidente da ARCROETIL.

A presidente da ABIR, Laudicéa Carvalho, ressaltou o entendimento do prefeito em relação à importância da cirurgia bariátrica ofertada na rede pública de saúde, que de acordo com ela, tornará Ilhéus referência para tratamento da obesidade na região.