A partir de 1º de janeiro de 2017, o prefeito eleito de Ibicaraí, Lula Brandão, com o objetivo de diminuir os gastos públicos e melhorar o funcionamento da máquina, vai governar o Município com a equipe reduzida em relação ao governo que se encerra. A nova estrutura administrativa foi proposta pelo futuro gestor, aprovada pela Câmara de Vereadores e publicada no diário oficial no dia 8 de dezembro.

Com a reforma administrativa, o número de secretarias passou de 9 para 6, reduzindo também a quantidade de cargos comissionados, de 158 para 92, uma redução de 41,7%. A mudança representa um apelo do novo governo para adequar as receitas municipais à sua nova realidade econômica, e estabelecer um novo modelo de gestão, pautado na transparência, moralidade e eficiência.

Para Lula Brandão, enxugar a máquina pública é questão de sobrevivência. “Um dos problemas detectados no atual governo foi a descentralização excessiva de tarefas dentre as várias Secretarias e cargos em comissão, provocando desordem nas finanças municipais e ocasionando conflitos de governança. Desta forma, reduzindo o número de ambos, contribui para uma melhor coordenação de políticas públicas e distribuição de competências dentro da estrutura organizacional”, afirmou Brandão.

Além de tais medidas, haverá também o reajuste dos salários dos cargos comissionados remanescentes, de maneira a ajustar a folha salarial à realidade do município. Segundo Brandão, a nova Administração tem o compromisso de garantir a eficiência e o pleno funcionamento dos seus órgãos, sempre pautado num trabalho ético e transparente.