A Prefeitura quer garantir que os profissionais da segurança pública municipal estejam preparados para socorrer pessoas em situações de emergência tanto nas vias públicas, quanto em residências. Para efetivar a proposta, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) vai promover na próxima quarta-feira, dia 27, na sede do Tiro de Guerra 06/007, o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático para a Guarda Civil Municipal (GCM.)

Com uma carga horária de 10 horas, o treinamento terá aulas práticas e teóricas e integra parte do currículo de formação dos agentes municipais de segurança que já é desenvolvido desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Inicialmente, participam da capacitação 25 guardas civis municipais, mas a proposta é estender o curso para todos os profissionais da GCM, que atualmente conta com um efetivo de 204 integrantes.

Responsável pelo Núcleo Educacional e Grupamento de Itabuna, o inspetor GCM Valdir Santos, ressaltou a importância do treinamento, considerado de alto nível. Ele afirmou que a proposta é preparar os profissionais para enfrentar situações de emergências que podem ocorrer a qualquer lugar e socorrer possíveis vítimas enquanto o SAMU-192 é acionado.

“É muito importante que profissionais responsáveis pela segurança pública, como o guarda civil, por exemplo, saiba ao menos colocar um torniquete numa pessoa que enfrente uma situação de emergência, seja na rua ou em casa. É uma atitude simples, mas que pode salvar vidas” reforçou o inspetor.

Ele disse ainda que a realização do treinamento é uma qualificação avançada e faz parte do processo contínuo de integração das forças de segurança para proporcionar uma formação cada vez melhor que se refletirá na melhoria de segurança pública.

Para o inspetor Valdir Santos, a formação do efetivo da GCM mostra o compromisso que o prefeito Augusto Castro tem com os servidores, desde quando assumiu a gestão municipal. Além da capacitação profissional, ele citou “a valorização pessoal, assegurando direitos, que incluem reajustes salariais e melhores condições de trabalho, resultando em benefícios, viaturas e equipamentos para que a população de Itabuna passe a contar com uma melhor prestação de serviço”.