A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Secretaria de Educação (SEDUC), implantou o programa “Escola Segura”, nas redes do ensino público municipal.

escola segura

O programa tem como público alvo a educação básica e é composto por ações como palestras, oficinas e atividades lúdicas, tendo como objetivo a prevenção da violência no ambiente escolar, mediante a capacitação de todos os participantes: professores, alunos, colaboradores e pais.

As ações são coordenadas pela Guarda Civil Municipal de Ilhéus e iniciadas a partir do diagnóstico prévio, o qual busca-se identificar as causas e consequências da violência no ambiente educacional. Em 2023 o projeto atingiu 3.517 participantes em 41 unidades de ensino.

A iniciativa promovida por meio da SEOP e SEDUC, visa garantir o aprimoramento da segurança no ambiente escolar, preservando assim a qualidade no processo de aprendizagem, formando cidadãos capazes de transformar a sociedade e promovendo a integração com os órgãos que compõem o sistema de defesa social.

*Em colaboração com Caroline Mendes (SEOP)