A Prefeitura de Ilhéus segue intensificando o serviço de limpeza das áreas diretamente afetadas pelo temporal que atingiu a cidade nos dias 19 e 20 de dezembro. As equipes estão de prontidão para atender as demandas da população e realizam serviços de patrulha mecanizada para limpeza de canais, retirada de móveis, resíduos e remoção de barro das vias públicas.

A previsão do tempo aponta chuva de 10 milímetros para esta sexta-feira (22). De acordo com o último boletim informativo, foram registradas 129 ocorrências e o temporal já deixou 21 pessoas desalojadas.

Os serviços de prevenção consistem em limpeza de canais no Loteamento Santo Antônio de Pádua (Hernani Sá) e Nossa Senhora da Vitória, bem como aplicação de lonas em área de risco localizadas nos altos do Amparo, Nerival, Basílio, Legião, Coqueiro, Socorro, Tapera e Cascalheira.

chuvas; defesa civil; limpeza; secsurb; seinfra

A patrulha mecanizada atua em duas frentes, com escavadeira, retroescavadeira e caçamba para limpeza de canais no Teotônio Vilela; Avenida Soares Lopes; Faelba (Hernani Sá) e Ilhéus ll. A limpeza de vias públicas é realizada na Avenida Itabuna, Avenida Canavieiras, Praça Cairu, Rua Maria Quitéria, Avenida Princesa Isabel e Esperança. No Centro Comercial foi utilizado caminhão pipa, com retirada de todo o barro do Calçadão.

A limpeza de bueiros segue nas ruas Osvaldo Cruz, Visconde de Mauá, Bento Berilo, Tiradentes, Praça Cairu e Avenida Soares Lopes. O serviço de drenagem atende a Avenida Ubaitaba, Ladeira do Residencial Vilela, Avenida Coronel Misael Tavares e Avenida Brasil (Conquista). As áreas mencionadas foram cadastradas como obstrução de vias e a drenagem já está sendo executada em alguns pontos.

chuvas; defesa civil; limpeza; secsurb; seinfra

O trabalho consiste ainda na retirada de árvores na Praça do Hernani Sá, Condomínio Nova Esperança, Avenida Soares Lopes, Rua dos Carmelitas (Conquista) e Caminho 50 (Hernani Sá). A remoção de barro atende as solicitações de moradores da Rua Ouro (Basílio), Rua do Silêncio (Teotônio Vilela), Esperança, Rua Esperanto Perolato (Esperança), CSU, Rua Velosa de Baixo e Avenida Itabuna.

A retirada de entulhos e dos móveis danificados está sendo realizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, Vila Queiroz e Pontalzinho. Para a execução do trabalho são utilizadas pá carregadeira, retroescavadeira e caçambas, de acordo com a necessidade de cada localidade.

chuvas; defesa civil; limpeza; secsurb; seinfra

A Prefeitura mantém atenção à instabilidade climática e desenvolve medidas de prevenção e mitigação dos efeitos dos temporais. Os moradores devem ficar atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Chuvas 2023 - Gestão de Crise